Programação do Aniversário de São Paulo

Nesta sexta-feira (25) acontece o aniversário de 465 anos da cidade de São Paulo que, apesar dos pesares, é uma cidade incrível, repleto de pessoas, culturas e lugares incríveis. Para alguns é apenas mais um feriadão, mas para mim é uma chance de aproveitar a programação cultural da cidade com calma. Muita gente não gosta desse tipo de rolê, mas né, eu sou nerd e gosto das coisas.

Para comemorar o aniversário da cidade, alguns museus de São Paulo irão ampliar o horário de funcionamento para até meia-noite, terão entrada gratuita e contarão com programação especial, com pautas em história, cultura e diversidade. Embora a programação seja bem diversificada, eu quero compartilhar as três atividades que mais me chamaram a atenção, com base nos meus gostos pessoais. Ah, e não se preocupe com transporte à noite, pois todas as linhas do Metrô e CPTM funcionarão até a 1h.

No MIS – Museu da Imagem e do Som está rolando uma megaexposição chamada “Quadrinhos” que revela toda a história dos HQs no Brasil e no mundo. Com um acervo de mais de 600 itens, o público poderá ver raridades incríveis como a primeira aparição da Luluzinha, a edição número 1 do Pato Donald, artes originais de Ziraldo e Glauco, enfim, para quem curte quadrinhos, seja em revistinhas ou nas páginas de um jornal, vale a visita.

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa
Funcionamento: terça a sábado, (fecha às segundas) 10h00 às 21h00 | domingos e feriados, 9h00 às 19h00
www.mis-sp.org.br

Já no Museu Catavento vai rolar uma programação mais voltada à tecnologia que muito me interessa. Entre 11h e 16h será possível experimentar uma experiência chamada “Venturion – Realidade Virtual 4D”, que cria uma atmosfera imersiva através de VR com alguns efeitos especiais e táteis, em um antigo templo (ingame obviamente) com vários puzzles a serem resolvidos. Haverá também, uma atividade chamada “Espaço Drone” no qual o público será apresentado à alguns conceitos de física e engenharia, para entender (e ver) como funciona a operação de drones.

Endereço: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro
Funcionamento: terça a domingo, (fechado às segundas), das 9h00 às 17h00
www.cataventocultural.org.br

Localizado na Mooca, o Museu da Imigração trará uma oficina bem bacana das 9h as 13h, chamada “A Fotografia e a Preservação Arquitetônica”, no qual apresentará técnicas de fotografia com foco em arquitetura e patrimônios da cidade. Ao final, os participantes serão convidados a fotografar a antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás e as exposições do museu, sempre com muitas dicas. Uma excelente oportunidade pra você que comprou uma câmera faz anos e não sabe nem 3% de sua capacidade (sim, estou falando comigo mesmo).
Para participar, é necessário possuir câmera fotográfica digital e realizar a inscrição pelo email [email protected]museudaimigracao.org.br

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, Mooca
Funcionamento: de terça a sábado das 9h00 às 17h00; aos domingos, das 10h00 às 17h00.
www.museudaimigracao.org.br

São atividades como essas que mostram como São Paulo é um lugar rico em cultura

Além desses, outros museus também contarão com programação especial, como é o caso da Pinacoteca, com foodtrucks, pocket-show da Zezé Motta, exposições e tudo mais. Já o Museu da Diversidade Sexual, que fica dentro da estação de metrô República (ou seja, sem desculpas), terá fotografias e desenhos de 12 artistas diferentes mostrando atividades rotineiras vividas por pessoas da comunidade LGBTI+. E ainda terão coisas na Casa das Rosas, Museu do Futebol (futebol, blergh) e Museu de Arte Sacra. Vale a pena dar uma olhada em tudo e ver se algo te interessa, caso você não tenha nenhuma nada programado para o feriado. São atividades como essa que mostram como São Paulo é um lugar rico em cultura, então não deixe de participar, #ficadica. 🙂

More from Guilherme Kyoji

Quantos jogadores são necessários para capturar uma galinha?

Baseado num modo de jogo existente chamado Chicken Defusal, o grupo Deviant...
Read More