Detalhes das novas placas GTX 1080 e 1070

Em um evento especial em Austin, Texas, a Nvidia revelou alguns detalhes muito interessantes sobre suas duas novas placas de vídeo cujo nome você já deve imaginar; GTX 1080 e 1070. Mas não se deixe enganar, de padrão só a nomenclatura. Essas duas novas GPU trazem um poder de fogo insano, com muita força para processar gráficos de jogos em realidade virtual, em qualidade suprema e FPS infinitos!

Embora os detalhes completos não tenham sido revelados, já é possível ter noção da brincadeira. Pegando a GTX 1080, por exemplo, a GPU contará com 2560 CUDA Core que darão ao usuário um total de 9 TFLOPS de performance. Para te dar uma perspectiva melhor do cenário, uma GTX Titan X, uma das mais robustas placas atuais, só consegue providenciar 7 TFLOPS (com GPU Boost). Outro exemplo é a GTX 980 TI, capaz de alcançar números próximos a 6.5 TFLOPS. É insano!

Traduzindo para um português mais claro, estamos olhando uma placa de vídeo cerca de 30% mais rápida que uma GTX Titan X com um preço de 600 dólares. Caro? Bastante mas considere que a Titan X atualmente é vendida por 1.000 dólares. Está entendendo meu hype? Um card mais rápido e potente ao mesmo tempo que é mais barato que o anterior! Mano, até a GTX 1070, um card de 380 obamas, promete uma performance superior à Titan X!

Além disso, tanto a GTX 1080 quanto a GTX 1070 incluem 8GB de VRAM, com uma pequena diferença. Enquanto a 1080 usará GDDR5X “clockado” em 10GHZ, a 1070 usará GDDR5 em… Bem, a Nvidia não detalhou mas segundo uma pesquisa básica, imagino que gire em torno de 7GHZ. É muita coisa!

Ainda não há detalhes de quando o Brasil-sil irá receber essas placas e nem o preço em Dilmas (ou Temers… Ugh.) mas ao menos já podemos começar a guardar dinheiros! E vai valer a pena!

UPDATE: Durante a apresentação, a equipe da Nvidia rodou o demo do novo Doom em uma máquina equipada com a Nvidia GTX 1080, permitindo que os fãs pudessem ver não apenas a força da GPU mas ver como o jogo se comportava com essa placa sob a API Vulkan (entenda como um “DirectX 12”).

No início do demo, o jogo rodava a sólidos 60FPS em resolução 1080p. Ao desativar o V-Sync, o FPS chegou a bater a taxa de 200. Segundo alguns devs do game, ID Software, a nova GTX 1080 permitiu detectar bugs específico de alto FPS, coisa que nenhuma outra placa havia feito!

More from Guilherme Kyoji

Cante muito em Just Sing

Depois de fazer o mundo todo dançar e dar motivo à existência...
Read More