Preview: Guild of Dungeoneering

Quando pensamos em dungeon crawler, logo imaginamos um heroi entrando no castelo, dando porrada em tudo que vë pela frente, coletando loot e gold a rodo, até chegar no boss, bater nele e salvar a princesa mesmo ela estando em outro castelo. Guild of Dungeoneering também faz isso, mas de uma forma totalmente AWESOME e muito diferente.

Como o jogo ainda não foi lançado oficialmente, não considere este texto um review e sim, um relato da minha experiência. Agradecimentos especiais ao J. Riehl (thanks!) da Versus Evil por convidar o blog Kyzuka a participar do closed beta em primeira mão deste e de outros jogos como Kyn e Toren!

Assim que entrei no jogo meu primeiro pensamento foi: “Cara, eu amei esse estilo de arte”. Esse visual faz com que todos os personagens, inimigos, cenários, enfim, tudo parece ser um storyboard de algum futuro desenho do cartoon network, tornando a experiência mais leve, simples e divertida.

Home

 

Sem recurso nenhum para comprar novos personagens, fazer upgrades ou expandir a guild, decido sair para explorar e ver “qualéquié” desse negócio. Conforme dito ali em cima, o objetivo é percorrer a dungeon para coletar equipamentos, passar de level e ficar forte o suficiente pra dar porrada no chefão. Assim que entro na dungeon, sou recebido com um esporro do Fire Lord pois, aparentemente, invadi a dungeon enquanto ele estava no banho (banho de lava?). Sendo assim, tenho 10 turnos para me preparar e ataca-lo, enquanto ele não está preparado, ou seja, seco e de roupas limpas, hahaha.

A grande diferença aqui é que toda a jogabilidade gira em torno de cartas, que não apenas definem quais inimigos iremos lutar, mas também como iremos nos movimentar. A cada turno o jogador recebe 5 cartas que podem ser azul (cenário), vermelho (monstros) e amarelo (gold). Para que a ação se inicie é necessário colocar (ou descartar) 3 cartas.

Dungeon002

Após analisar o que tenho em mão, decido colocar as minhas cartas de cenário em direção ao grande baú do lado direito. Como as opções são limitadas e eu tenho apenas 10 turnos para ficar fortão, decido apenas posicionar um saco de ouro e um mob no cômodo de trás para ganhar exp, equips e dinheiro.

O combate também é feito por cartas através de um sistema de estratégias simples. Temos ataque físico, mágico, bloqueio de dano, dano imbloqueável, cura de HP, ataque rápido e alguns efeitos especiais com trigger em cima deles. Como o ataque do zubat vai causar 01 ponto de dano e recuperar 01 de HP, uso meu Stonefist; bloqueando o ataque dele (e sua cura) enquanto causo 01 ponto de dano.

Dungeon003

Após a luta, é hora de coletar o loot, yay! Cada mob irá sempre dropar três opções de loot, sendo possível escolher apenas uma carta por vez. Ao todo, o personagem pode equipar até quatro partes de equipamento; arma, capacete, armadura e acessório. Cada parte garante uma certa quantidade de atributos ao personagem, além de fornecer mais cartas de habilidades nas lutas.

Dungeon004

Embora seja extremamente simples, eu ADOREI Guild of Dungeoneering! Em todo o momento sou forçado a criar estratégias para o melhor aproveitamento dos 10 turnos. Andando apenas 2 ambientes por turno, tenho que posicionar as estruturas da melhor forma possível, para acumular bastante exp e gear, sem ficar muito longe do boss. E no combate, fazer counter para as cartas do inimigo é MUST-DO se quiser vencer.

A trilha sonora é bem simples, criando uma atmosfera de combate medieval, ao mesmo tempo em que motiva o jogador a continuar a aventura. Não sei o trampo que foi, mas o estilo da música combina bem com esse jogo de dungeon cartoonizado.

Dungeon005

Por ainda estar em closed beta, o jogo acaba assim que você derrota o Fire Demon, mas mesmo assim dá pra se divertir bastante, seja com a estratégia envolvido ou com as falas dos personagens. Com certeza é um jogo que eu vou comprar e recomendar quando estiver disponível!

More from Guilherme Kyoji

Final Fantasy IV e XIII agora no PC (Steam)

Vocês se lembram quando anunciaram que Final Fantasy XIII sairia para X360...
Read More